SOMOS ESPÍRITOS IMORTAIS

SOMOS ESPÍRITOS IMORTAIS

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

BELÉM DO PARÁ E O CÍRIO DE NAZARÉ.

 
Belém  é a porta de entrada para a Amazônia.
Fundada em 1616 pelo reino de Portugal, Belém foi s primeira colônia européia na Amazônia,mas só se tornou parte do Brasil em 1775.
Belém foi nomeada capital do Pará quando o estado se separou do Maranhão9 em 1772.
Está situado na baía do GUAJARÁ, no estuário dos rios GUAMÁ e PARÁ; a cidade começou como um porto fluvial em 1616, imediatamente após a expulsão francesa de São Luís,capital do estado do Maranhão.
É conhecida como "Cidade das Mangas Trees " (mangueiras) por causa do grande número dessas árvores que crescem na cidade.
Sua cultura é riquíssima sendo que o que há de mundialmente conhecido são o MERCADO VER-O-PESO, e a comemoração do CÍRIO DE NAZARÉ.


VER-O-PESO é um Mercado municipal em Belém do Pará, localizado na Baía do GUAJARÁ,ribeirinho.
É chamado VER-O-PESO seguindo uma tradição da era colonial, quando o principal Posto coletor de impostos foi localizado lá, na época era chamado de "CASA-DO-HAVER-O-PESO".
Na CASA-DO-HAVER-O-PESO os impostos sobre os bens trazidos das Florestas da Amazônia, rios e campos, eram pagos à coroa portuguesa, depois de medido o peso das mercadorias.
Atualmente, o complexo VER-O-PESO é um mercado livre, com comércio de peixes, camarões secos em quantidade, comidas típicas,frutos nativos,ervas, artesanatos, perfumes e essências naturais,etc...são vendidos.



Alguns estudiosos estão considerando o CÍRIO DE NAZARÉ,em Belém do Pará, como sendo a maior manifestação religiosa do planeta.
No Brasil,é a maior manifestação religiosa católica.
Reúne cerca de de seis milhões de fiéis nos cultos e procissões do evento.
O Círio de Nazaré é celebrado em Portugal desde 1793, na vila de Nazaré, no dia 8 de setembro.
Em Belém do Pará a comemoração se dá no segundo domingo de outubro.
O termo "Círio" tem origem na palavra latina "CEREUS" , que significa VELA GRANDE.
No Brasil, inicialmente, a romaria era vespertina e noturna, o que explica o uso de velas.
No ano de 1854,para evitar a chuva torrencial do ano anterior, a procissão passou a ser realizada de manhã.
O Círio foi instituído em 1773  em Belém do Pará e até 1882,saia do Palácio do Governo,à partir de então  a partida do Círio passou a ser na Catedral da Sé, em Belém.

HISTÓRIA:

Foram os jesuítas , no século XVII, que introduziram a devoção à Senhora de Nazaré no Pará.
Conta a lenda que Plácido  de Souza, um caboclo de Belém, descendente de portugueses e índios, caminhava próximo ao Guarapé quando encontrou uma pequena estatua  de Nossa Senhora de Nazaré,uma réplica de outra que se encontra em Portugal.
A imagem, entalhada em madeira, com cerca de 28 cm de altura, encontrava-se entre as pedras lodosas,bastante deteriorada.
Plácido recolheu a imagem,levando consigo para casa, limpou-a e improvisou um altar para a Santa.
Inexplicavelmente, a estatua retornou ao lugar onde foi encontrada, por diversas ocasiões, até que, interpretando o fato como um sinal divino, o caboclo ergueu com os próprios recursos uma pequena capela no lugar onde encontrara a imagem.
Com a divulgação do milagre vários habitantes   da região correram a capela para render homenagem à Santa, o que chamou a atenção do então governador da capitania, Francisco Da Silva Coutinho, que determinou a remoção da imagem para a capela do Palácio da Cidade, em Belém. Apesar de permanecer sob a guarda do Palácio, a imagem desapareceu para ressurgir em seu nicho na capela erguida pelo caboclo Plácido. Desse modo,foi erguida a suntuosa Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, no lugar da primitiva.
Em 1774 a imagem foi enviada a Portugal para ser restaurada. Seu retorno ocorreu em outubro do mesmo ano, sendo seguida pelos fiéis em romaria, do Porto até o santuário. Este foi considerado o primeiro Círio, que etimologicamente significa " vela grande de cera".
Desde então o Círio de Nazaré é realizado ,anualmente, no segundo domingo de outubro.
Apesar de o Círio de Nazaré de Belém do Pará ser o mais conhecido no Brasil, o Círio mais antigo do país data de 8 de setembro  1630 , na cidade de Saquarema no Estado do Rio de Janeiro; após noite de tempestade a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi encontrada por pescadores nos penedos que separa o mar da lagoa,onde hoje se encontra a Igreja Matriz. Segundo a lenda a imagem sempre retornava aos penedos onde foi encontrada, assim foi erguida a capela da santa. O reconhecimento do Círio de Saquarema como o mais antigo do Brasil se deu com a visita da imagem peregrina de Belémdo Pará, em 23 de setembro de 2009.



O Círio é considerado o "Natal da Amazônia", porque é um momento de congregação em que todos estão envolvidos nos arranjos para receber a Santa, em uma atmosfera  de fraternidade, com as pessoas solidárias e felizes. 
No inicio de setembro, as comemorações menores ocorrem como uma preparação espiritual para o Círio, com milhares de imagens espalhadas por toda a capital e cidades vizinhas reunindo famílias de diferentes partes da capital para executar a peregrinação de Nossada Senhora entre cânticos e orações.
Durante a procissão,um show pirotécnico acontece com milhares de fogos de artifícios coloridos.
Um cabo - corda -  é esticado e os fiéis se agarram a ele , seguindo a procissão,durante a romaria executam uma coreografia , incrível vai-e-vem, como ondas humanas....
Os transeuntes, solidariamente, saciam a sede daqueles que carregam a corda,oferecendo-lhes água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário